Swami Metafísica Espiritualidade

Sonhos e Significados. Blog sobre Espiritualidade, simbologias metafísicas, práticas cotidianas para Qualidade de Vida.

Guia do Calendário Lunar

O Calendário Lunar é a marcação do tempo baseado em um dos movimentos Lunares. Alguns povos usam o calendário baseado no movimento sideral (sinódico 29 dias), a exemplo: incas, indianos, tibetanos etc, outros povos usam o movimento aparente da Lua para construir seus calendários.

O calendário lunar é construído alternando-se meses de 30 e 29 dias, porque o ciclo aparente da Lua é de 29.5 dias. Foi o calendário usado pelos povos antigos tais como babilônios, gregos e egípciosFoi o calendário usado pelos povos antigos tais como babilônios, gregos e egípcios.

No calendario lunar o ano é composto de 12 lunações de 29 dias e 12 horas, formando um período de mensal de 29 a 30 dias intercalados, contabilizando um total de 354 ou 355 dias anuais.

Os calendários lunares apresentam uma defasagem de 11 dias em relação ao ano solar que é composto de 365 dias, a correção da diferença é feita pela inclusão de um mês extra, ou usando outros artifícios, como por exemplo, no calendário arabe que a cada 33 anos faz-se um acerto.

Calendario Lunar Mulçumano

Baseado no ano lunar de 354 dias, 355 nos anos abundantes, com 12 meses de 29 ou 30 dias intercalados. O mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar.

O ano 1 é a data da Hégira, quando Maomé fuigiu de Meca para Medina, em 16 de julho de 622. Os muçulmanos consideram o pôr-do-sol o começo de um novo dia.

Este artigo está inconcluso. Será acrescido em em breve.

4.95521