Swami Metafísica Espiritualidade

Sonhos e Significados. Blog sobre Espiritualidade, simbologias metafísicas, práticas cotidianas para Qualidade de Vida.

Dieta Lunar Alimentação e o Ciclo Lunar

O Ciclo Lunar está composto de dois períodos bem definidos: o período da energia crescente e o período da energia minguante.

O período crescente se dá quando a Lua aumenta sua luminosidade, inicia-se na Lua Nova (Lunação) e termina na Lua Cheia (Plenilúnio). Já o período minguante se dá quando a Lua diminui a luminosidade, inicia-se na Lua Cheia e termina na Lua Nova.

Estes dois momentos são semelhantes ao dia e noite no ciclo diário. Durante o dia, o corpo etá em atividade total, e o ritmos cicladianos funcionam de acordo com o metabolismo da pessoa. Durante a noite, o corpo entra em estado passivo e está pronto para o repouso. O biorritmo funciona de forma diferente.

O período crescente dura aproximadamente 14 dias, e o período minguante dura 14 dias restantes. Ainda que o ciclo lunar seja dividido em quatro fases: Lua Nova, Quatro Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante, a dieta lunar deve considerar apenas esses dois momentos do ciclo lunar.

Os 14 dias do crescente correspondem ao período que o corpo absorve muito líquido, a digestão dos alimentos não é boa, porque o sangue está sendo usado pelas funções vitais, etc. Quem tem tempo para observar, é a época que o abdomen estufa, a evacuação ocorre com menos intensidade etc.

O período crescente dura 14 dias, e o período minguante dura 14 dias restantes.

Os 14 dias do minguante correspondem ao período em que o organismo libera os líquidos retidos, a disgestão funciona melhor, etc. As noites são mais tranquilas, o conteúdo dos sonhos geralmente é menos carregado, ao contrário do período crescente.

Quanto retenção de líquidos, com o uso de uma balança digital, pode ser verificado no período crescente que, se não houver cuidados na alimentação, há um aumento de até 5 kg; no período minguante, será observada uma perda considerável, de 2 a 3 kg.

Se o corpo adquirir massa muito rapidamente, o melhor é fazer uma dieta lunar de emagrecimento.

Dieta Lunar de Emagrecimento

Durante o período crescente comer menos, evitar massas brancas (pães, sanduíches, macarrão, bolos etc), alimentos base de açúcar (refrigerantes, sucos, tortas, doces etc); se for carnívoro, cortar ou reduzir a proteína animal.

Leia também estes artigos sobre o assunto 1. Calendário Lunar para Gravidez, 2. Calendário Lunar para Rituais e Cerimônias, 3. Tabela de Luas Novas e Luas Cheias 2011 , 4. Calendário Chinês Lunar

Nos dois ou três dias finais do crescente (Fase crescente), alimentar-se somente de verduras e frutas. Ao final (na Lua cheia), no primeiro dia da Lua Cheia (Período Minguante), tomar 200 ml de óleo mineral noite, para liberar todo resíduo instestinal. Somente em cinco dias haverá uma perda de peso de até 10 kg.

No período minguante é recomendado, para quem pode fazer, lavagens intestinais e estomacais. Para extraordinário rejuvenescimento da pele, dos cabelos e aparência. Não se recomenda fazer lavagens durante o período crescente.

A cerveja, por ser diurética, quando tomada na época minguante ajuda a limpar o sangue, regulando o funcionamento dos rins, equilibra a pressão sanguínea e o nível de açúcares no sangue. Mas só funciona para quem não toma cerveja regularmente.

Dieta Lunar Alimentar

Alguns alimentos são próprios para ser comidos somente no minguante da Lua, como por exemplo a folha da taioba, que só pode ser colhida no período minguante da Lua. A disgestão de determinados alimentos são melhores no ciclo minguante.

Bibliografia com artigos semelhantes:Dieta da Lua como fazer uma tabela lunar alimentar: Blog GernericoDIETA DA LUA: Blog GernericoDieta da lua Revista M de MulherSuco da lua: receita e benefíciosLua pode influenciar na dieta, site Abril

4.95521